Os animais invertebrados, pertencentes ao reino animália, correspondem aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal. Em muitos casos, são animais que possuem corpos moles, entretanto há alguns, como os artrópodes, que são conhecidos por possuírem um exoesqueleto de calcário, associado às funções do esqueleto interno dos vertebrados, com o objetivo de sustentação, maior facilidade para locomoção bem como o de proteção.
Características dos Animais Invertebrados
Segundo a estrutura corpórea dos animais invertebrados, suas principais características são:
- Ausência de parede celular
- Formação multicelular
- Reprodução geralmente sexuada
- Tecidos como resultado de sua organização celular (exceto as esponjas)
O filo dos animais invertebrados é dividido em
Curiosidades:
- Os animais invertebrados são considerados os mais antigos do reino animal, pois a partir deles é que evoluíram os Vertebrados.
- Os animais invertebrados somam 97% das espécies que existem em todo o mundo, ou seja, quase todos os animais que existem no planeta são invertebrados, num total de 1,5 milhão de espécies.
- Os artrópodes, o grupo mais diverso e com mais representantes, dominam cerca de 99% do reino animália.
- Os animais invertebrados vêm diretamente dos primeiros organismos vivos existentes, como organismos unicelulares e protozoários.
- A minhoca, pertencente ao filo dos anelídeos, é hermafrodita.
- As Esponjas, do filo dos poríferos apresentam com principal característica uma “vida séssil”, ou seja, elas se fixam num determinado local e lá vivem.
- A toxina produzida pelas esponjas está sendo utilizada para a produção de um antiviral (AZT) usado no tratamento da AIDS.
Fonte:http://www.todamateria.com.br/animais-invertebrados/